Com impunidade garantida, políticos se comportam como se Brasil estivesse no Antigo Regime – InfoMoney

Entrar
Liz Truss renuncia
Calendário de Resultados
Eleições 2022
Infotrade
A 3ª Onda das Criptos
Poupança Turbo
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como um pêndulo, o Brasil vive um período no qual a sociedade balança entre dois riscos polares: a ordem massacrante, na forma do totalitarismo, e o colapso das regras, marcado por uma forte sensação de insegurança e medo em relação ao futuro.
Ao mesmo tempo, a classe política, protegida pela impunidade, se comporta como se o País estivesse no Antigo Regime, época em que as sociedades europeias eram divididas em estamentos – e a aristocracia, sobretudo o rei, não respondia às leis.
Esta é a avaliação de Eduardo Giannetti, economista, filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, gravada em parceria com o 8º Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar (Global Meeting for Happiness), realizado no fim de agosto, em Belo Horizonte (MG), pelo Instituto Movimento Pela Felicidade.

“O político brasileiro, quando entra no Congresso, sente como se tivesse ganhado um anelzinho de Giges”, afirma Giannetti, referindo-se à fábula em que um camponês encontra um anel por meio do qual obtém o poder de invisibilidade – tema de um de seus livros, inclusive.
“O Antigo Regime era o do privilégio. A elite no poder, e as leis para o populacho. ‘Eu, aristocrata, estou acima disso, não preciso pautar as minhas ações pela lei, tenho um anel de Giges’”, explica, em alegoria aos políticos brasileiros.
O filósofo aponta que o País só conseguirá construir uma nação com cidadania quando “eliminar esta dupla anomalia dos que estão acima da lei e dos que estão abaixo”.
A política brasileira é muito isto: para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei. Ainda estamos numa espécie de Antigo Regime. Por incrível que pareça, o Brasil ainda vive sob muito do que era o passado na Europa pré-Revolução Francesa. Alguns estão acima da lei, e outros estão abaixo, porque vivem na selva do vale tudo e do salve-se quem puder, na marginalidade, na criminalidade e abaixo do marco legal”, sintetiza.
Além disso, Giannetti destaca que, tal qual a aristocracia europeia, o comportamento da classe política brasileira é explicado pela certeza da impunidade.

“O princípio da igualdade perante a lei ainda é um desiderato no Brasil. Não é algo conquistado e garantido para todos”, frisa.
Giannetti lembra que “a nação mais educada da Europa”, a Alemanha, sucumbiu ao colapso da ordem, sob a forma da República de Weimar, e ao controle massacrante, durante o regime nazista. 
O Brasil vive momentos em que esta dualidade e o pêndulo do deslocamento entre uma e outra marcam a nossa coexistência”, reflete.
Além disso, o imortal da ABL adverte que a turbulência contemporânea ocorre de maneira intencional, no sentido de que alguns grupos usam a violência e a confusão para provocar “algum tipo de ruptura” com o sistema democrático em curso.
“Estas pessoas sonham voltar para 1964 para que a baderna, a confusão, a insegurança, a corrupção, o descalabro, o total esgarçamento das instituições e da imprevisibilidade do dia a dia levem a algum tipo de convulsão e de demanda pelo restabelecimento de uma ordem autoritária. É assim que eu interpreto o momento brasileiro, de um ponto de vista amplo”, salienta.
Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Publicidade

Notícias